The site for substance use disorder prevention and mental health promotion professionals and volunteers.

Home » Webinar: Conversando sobre luto e COVID-19 na comunidade Hispânica e Latina: Experiências de vida e estratégias da terapia de aceitação e compromisso

Webinar: Conversando sobre luto e COVID-19 na comunidade Hispânica e Latina: Experiências de vida e estratégias da terapia de aceitação e compromisso

(This webinar will be in Portuguese)

Título: Conversando sobre Luto e COVID-19 na Comunidade Hispânica e Latina: Experiências de vida e Estratégias da Terapia de Aceitação e Compromisso (This webinar will be in Portuguese: Talking about Grief and COVID-19 in the Hispanic and Latin Community: Life Experiences and Therapeutic Strategies from Acceptance and Commitment Therapy)

*** Este evento ao vivo será realizado inteiramente em Português. Você terá a oportunidade de participar ativamente, fazer perguntas e trocar experiências ao longo da apresentação. Trabalharemos internamente para traduzir e regravar o evento, para que as informações também estejam disponíveis em espanhol e inglês.

Descrição: Desde o início da pandemia causada pela COVID-19 temos sofrido coletivamente mudanças drásticas no nosso cotidiano. Além disso, temos que lidar com muitas perdas individuais incluindo o adoecimento ou morte de entes queridos, amigos ou conhecidos e muitas preocupações novas como a nossa saúde física e mental, as incertezas quanto ao futuro, como ajudar a nós mesmos, nossos parentes e amigos enlutados, e como nos sentirmos seguros de novo enquanto mantendo a esperança e a responsabilidade social. 

Considerando que o familismo é um dos valores mais fortes e um fator de proteção importante para a comunidade hispânica e latina, essa experiência coletiva de luto, perda, saudade amplificada, coloca em risco o bem-estar e a saúde física e mental das nossas comunidades.

O presente webinar é uma oportunidade de abrirmos um espaço para que nossos sentimentos sejam validados e reflexões sejam feitas sobre como vivenciar o processo de luto da melhor maneira possível. Estaremos compartilhando estórias de experiências vividas, discutindo como lidar com os novos ajustes do período pós-vacinação, as divergências de opinião, a prevenção ao abuso de substâncias e estratégias da terapia de aceitação e compromisso de como navegar as dores mantendo uma vida que faz sentido ser vivida. 

Objetivos de Aprendizado:

  1. Descrever o processo de luto, perdas individuais e coletivas e suas implicações no contexto da pandemia. 
  2. Discutir a nova ideia de normalidade no período pós-vacinação, preparação para o retorno a atividades presenciais e as recomendações do CDC; considerações de valores culturais relacionados a vida familiar e social e a convivência com perspectivas e expectativas divergentes para o atual momento.
  3. Revisar informações e dados sobre o Abuso de Substâncias e Saúde Mental no contexto da pandemia e estratégias de prevenção com foco no autocuidado e manejo do luto
  4. Estratégias da Terapia de Aceitação e Compromisso no processo de vivência do luto
Date and Time: 
July 27, 2021 - 11:00am to 12:00pm
Category: 
Training
Location: 
Webinar